top of page

Método Karla Jacobina de Dança Cigana e Transpessoal

Atualizado: 29 de out. de 2020


Crisálida Desde criança, eu amava dançar... Mas me formei em Direito e trabalhava em banco Era muito infeliz, me sentia uma morta- viva Um botão de rosa que nunca iria desabrochar Enlouqueci: Depressão, ansiedade, delírios Perdi minha saúde, minha identidade, minha autonomia Foi quando conheci a Dança Cigana Quando aquela saia caiu sobre o meu quadril Eu ressurgi dos escombros Eu era capaz, única, realizadora Nunca havia sentido tamanha satisfação pessoal Ali girando minha saia Eu aprendia sobre liberdade, presença e amor próprio Publiquei meu primeiro livro... o segundo Estudei Psicologia, Pedagogia E o meu o vídeo de Dança Cigana é o mais assistido no Youtube Com mais de 3 milhões de visualizações Abri minha escola, minha Cia de Dança e meu Ateliê de Figurinos Viajo pelo Brasil para dar aulas... Assim, nos últimos dez anos ajudo mulheres a atravessarem seus desertos E florescerem através da Dança Eu acreditei em mim e fui... Experimente ouvir a voz do seu coração.



Desperte seu Poder Feminino

Assista o vídeo sobre o Método: https://youtu.be/h3u7c3aGnPk O Curso de Dança Cigana Artística com metodologia da Psicologia Transpessoal é um presente para o corpo e para a mente. São mais de 60 aulas, equivalente a mais de um ano de aulas semanais. São quatro módulos contendo aulas teóricas, terapêuticas, técnicas, alongamento, meditação, coreografia, bônus e você além de tudo isso, participará da minha Companhia de Dança!


Dançar diminui o estresse, controla a ansiedade, aumenta a disposição, resgata a autoestima, promove sentimentos de alegria e motivação. Quando dançamos esquecemos os problemas e sentimos prazer, potência e autoestima.

Ela contribui no combate a depressão e de outros transtornos de saúde mental. O poder da dança é comprovado cientificamente, de modo que médicos indicam a dança para pacientes que buscam resgatar sua saúde física e emocional. Estamos vivendo uma epidemia de saúde mental, em que a depressão afeta 4,4% da população mundial, 5,8% da população brasileira e 11% da população da metrópole de São Paulo! A dança é um elixir de saúde e bem estar. Segundo neurocientistas, a dança tem a capacidade de nos tornar mais inteligentes, mais rápidos a pensar e a conseguir soluções criativas e é ainda uma arma poderosa no afastamento de doenças degenerativas, diminuindo o risco de demência, Alzheimer e melhorando a mobilidade de pacientes com mal de Parkinson. Isso se dá porque a prática da dança produz efeitos significativos no hipocampo, área do cérebro responsável pelas memórias e a mais afetada durante o processo natural do envelhecimento.

Os movimentos que são feitos ao dançar nos ajudam a nos libertarmos das contrações musculares e a melhorar nossa postura. Além disso, oxigena o sangue, nos exercitamos e nos divertimos. Como se tudo isso não bastasse, a dança melhora a flexibilidade e evita a dor nas extremidades, além de diminuir os níveis de colesterol e fortalecer as atividades pulmonares e cardíacas. Dançar diminui os níveis de estresse e aumenta os níveis de serotonina, sendo quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de motivação e prazer.


Meu início na dança se deu exatamente quando eu estava passando por uma crise diagnosticada pelos médicos como psicose. Começou como ansiedade, eu não dei bola. Depressão, eu não parei para olhar para isso. Transtorno bipolar, aí já era tarde demais. Trabalhava em banco, fazia horas extras, recebia pressão de metas, fazia faculdade de direito, não me identificava com a área, me frustrei com o curso, não descansava, não fazia nada por mim.

Via da janela do banco, todos os dias, a vida passando. Sentia-me como um botão de rosa que nunca iria desabrochar, pois estava morrendo aos poucos. Fiquei afastada pelo INSS por 3 anos, perdi minha autonomia, minha identidade e me sentia aprisionada, refém dos remédios.

Até que um dia, uma amiga me levou para uma aula de dança cigana. Aquele dia foi o marco do meu renascimento. A cada aula eu reconhecia onde estava e o que eu não queria mais. Minha autoestima e autoconfiança foram ressurgindo a cada passo que eu dançava. Sentia-me especial, capaz, potente, criativa, única! Eu precisava morrer para renascer para minha verdadeira vida. Por fim, fui desmamando dos remédios gradativamente enquanto me desenvolvia na dança. Eu me sentia cada vez mais plena e feliz, nos trilhos que me levavam ao caminho do meu coração.


Foi então que comecei a me interessar na explicação de como a dança pode ser tão transformadora, ter um potencial tão grande de cura da alma. Eu queria entender cientificamente o que havia acontecido comigo.

Estudei Antroposofia, Psicomotricidade e Psicologia Transpessoal. Ao mesmo tempo, apaixonada pela dança, comecei a dar aulas. Notava que muitas alunas passavam pelo que passei ou tinham parentes e amigos em situação parecida. Isso me incentivou a formatar um método onde aplicava o que aprendi em meus estudos na dança e psicologia. Atendia pacientes em clínica, dava treinamento em empresas, ministrava aulas diariamente na minha escola, e anotava as observações e os resultados.

Depois de muitas mensagens de gratidão de pessoas que diziam renascer após nossas aulas, e de centenas de pedidos para aumentar as turmas, iniciei um projeto de disseminação desse conhecimento.



O primeiro passo foi começar a escrever meu segundo livro: Dança Transpessoal. Editora Multifoco, que teve sua publicação em dezembro de 2019.

Quando estava escrevendo, recebi o convite da Olharte Produtora para expandir ainda mais esse projeto que tem trazido resultados incríveis para tantas pessoas. Sabendo do meu desejo de tocar a alma de mais mulheres, me convidaram a formatar esse projeto presencial em um curso online.

Assim, eu teria a possibilidade de atingir aquelas mulheres que não conseguiam participar do meu curso presencial de Dança Transpessoal, ou que moram em outras cidades, ou que não dispõem de tempo para frequentar minhas aulas. Conseguiria fazer desabrochar também aquelas mulheres guerreiras com filhos pequenos e que gostariam muito de participar, mas que não teriam com quem deixar seus pequenos.


O Método Karla Jacobina de Dança Cigana e Transpessoal é o resultado de meus 10 anos de estudo e trabalho, desenvolvido para o maior número de mulheres se transformarem de dentro de suas casas.

É um curso completo, passo a passo que pode ser acompanhado tranquilamente também por iniciantes ou pessoas que nunca tiveram contato com a dança. Envolve o aprendizado de uma serie de conhecimentos milenares da Dança Cigana com a metodologia da Psicologia Transpessoal. Um presente para o corpo e para a mente.



Assista a uma aula do curso dos poderosos e sensuais floreios de mãos: https://youtu.be/KVgfrOZYcb0


O ritmo estudado é a Rumba Catalana, também conhecida como Rumba Cigana ou Rumba Flamenca. O curso está organizado da seguinte forma: A altura da pirâmide depende do tamanho de sua base. Sendo assim, no módulo 1 estudaremos cientificamente porque a dança pode curar e também estudaremos as técnicas de base, passos, movimentações de perna e pés na Dança Cigana.

No módulo 2 você vai aprender a simbologia das mãos e também, estudar as técnicas de molduras de braços e floreios de mãos na Dança Cigana.

No módulo 3 o olhar é para o despertar do feminino. Conheceremos uma lenda muito poderosa e aprenderemos a dançar com a saia cigana.

No módulo 4, objetivando integrar tudo o que foi estudado, aprenderemos uma meditação dinâmica de gratidão e também associaremos todos os conteúdos estudados.

E tem mais: Alongamento, Aula extra de sapateado e Técnicas de Respiração Anti-estresse com a hipnoterapeuta máster Fátima Jacobina.

01 - Bases – Postura, ritmo, bases, giros e deslocamentos 02 - Braços e Mãos – Moldura de braços, floreios de mãos e combinações 03 - Saia – Movimentações de saia na Dança Cigana Artística 04 - Integração – Integraremos todos os conteúdos dos módulos anteriores Bônus – Sapateados e Palmas, Técnicas de Respiração Anti-estresse, Coreografia completa! Quando você entrar para a turma, já é convidada a participar de nossa festa de formatura, dançando ao meu lado e de outras colegas de todo o mundo! Assista o vídeo das alunas do Método Karla Jacobina dançando uma coreografia criada especialmente para elas em um de nossos desafios: O resultado, as alunas: https://youtu.be/Avsz80SrdD4 A coreografia proposta: https://youtu.be/IKMfqR4S4oo


Os Roma, conhecidos como ciganos, possuem uma cultura milenar e intercontinental. Suas artes são admiradas devido a autenticidade, a paixão e a liberdade que exprimem. Conheça alguns motivos do potencial de cura desta dança: a) Ser dançada de saia rodada, colorida e com babados. Dançar desenhando rosas em seu entorno. Essa é uma boa forma de te contar como nos sentimos dançando dentro de uma saia cigana. Isso desperta a feminilidade, a leveza, o movimento, a expansão, a intensidade e a alegria. Ao girarmos uma saia longa, fazemos movimentar o ar que está ao nosso redor, revelando o campo energético ao redor do bailarino, até então, considerado invisível.

b) A experiência de dissociação das várias partes do corpo, como membros inferiores, membros superiores, tronco e quadril para sua posterior associação e integração. Separar com a finalidade de reunir, harmoniosamente e integradamente.

c) A postura corporal bem alinhada e altiva promove uma mudança de atitude interna, de foco do olhar, bem como sentimentos de autoestima e autoconfiança. Além do que, o alinhamento da postura corporal, o enraizamento dos membros superiores e o posicionamento ereto da cabeça, podem promover um estado meditativo.

d) A sonoridade do corpo do bailarino é também um instrumento percussivo na canção, seja nos sapateados ou nas palmas. Assumir sua voz, o som que reverbera de si - mesmo que não sejam palavras - é uma forma de posicionamento pessoal, contribuição para o coletivo e de expressão profunda do Ser.

e) Outro fator importante é o de que a dança cigana é espontânea e dançada com alegria legítima, destinada à família e aos demais integrantes do grupo, representando aquilo que faz parte do cotidiano de suas vidas, como por exemplo, a natureza e seus elementos.

Eu tenho certeza que você vai se apaixonar pelos benefícios que a dança traz. Sigamos nessa união de amor, cura e transformação através da dança. Temos uma grande jornada pela frente. Veja alguns depoimentos: “Fazer parte da Cia. da Karla me abriu portas, janelas e o meu coração. Depois de um processo em minha vida de algumas dificuldades, decidi fazer dança por quebra de obstáculos, timidez e superação. Consegui mostrar para mim mesma quanto é possível ser forte, feminina e sensual com os simples movimentos do corpo na dança, fazendo com que explore o melhor de mim e transborde a imensa felicidade que sinto em dançar”. Talita Alves


“A dança cigana entrou na minha vida à alguns meses e já não me imagino parando mais. A paixão e a admiração já existiam e quando tomei a decisão de incluir essa paixão na minha vida foi incrível. A dança traz tanta alegria... com movimentos leves, cheio de poesia e expressão. Me trouxe também uma conexão maior com o feminino, comecei a me observar mais, observar meu ser, meu corpo, meu sagrado. Não é apenas o corpo que dança, a mente e o espírito também, é um momento interno e externo ao mesmo tempo. Hoje me sinto realizada por exercer ao lado de outras mulheres tão incríveis e uma professora tão acolhedora essa minha paixão. É bonito ver a energia e a força que as mulheres tem quando se unem. Que assim seja por muitas estações que ainda virão”. Carol Dahouk

_________________________________________________________________________________________

Laila Merola é publicitária, terapeuta emocional e escritora, sendo autora do Projeto Garotas do Calendário, do e-book Menopausa - Um Guia Prático e da série de livros infantis - Crescendo e Feliz.


1 Comment


Karla Jacobina
Karla Jacobina
Jul 31, 2020

Gratidão Laila por isso! Muito emocionante ver meu trabalho aqui no seu blog!

Like

Obrigada por assinar!

www.lailamerola.com

11 99614-9290 (WhatsApp)  - São Paulo | Brasil

© 2024 by Laila Merola.

Site criado por Ricardo Barbosa.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Visitantes

bottom of page