top of page

Como surgiu o Projeto As Garotas do Calendário

Atualizado: 4 de nov. de 2020


Eu tinha um sonho... fazer um calendário com mulheres fora do esteriotipo comum para estar desnuda e falar de diferenças, falar de mudanças e falar sobre a Menopausa - um divisor de águas na vida da mulher! E isso foi no ano de 2017.

Comecei a comentar com várias mulheres conhecidas, inclusive com mulheres de minha família, mas quando eu dizia que as fotos para o calendário seriam sensuais; todas desistiam da participação. A primeira pessoa a aceitar meu convite foi a Adriana. Ela sempre estava na loja que eu tinha na época, fazia desfiles e fotos para nossas roupas e acessórios e sempre gostou desta movimentação.

Depois minha mãe aceitou participar e eu fiquei muito feliz pela confiança e pela determinação. Aí tive a ideia de colocar um aviso muito subjetivo no meu facebook e algumas mulheres, inclusive clientes minhas se interessaram, conheceram o projeto e aceitaram a participação. E foi aí que tudo começou!

Escolhi 12 mulheres para representar os doze meses do ano, algumas ficariam no próprio mês de aniversário e outras não, mas tudo se encaixou perfeitamente.

A ideia surgiu há anos atrás quando eu assisti a um filme inglês onde as mulheres fazem um calendário nuas para ajudar a angariar dinheiro para um hospital local e o mesmo se torna um grande evento, pois todas as mulheres eram maduras... Casadas, viúvas, mães, pudicas, mas todas curtiram muito fazer o calendário e o mesmo aconteceu com o meu “calendário” onde mulheres de 44 anos até 78 anos participaram e brincaram muito na elaboração do mesmo.

A ideia principal é mostrar que mesmo na fase madura onde muito já fizemos em prol da família e da vida; mesmo estando na menopausa que é uma fase de difíceis adaptações, nós conseguimos mostrar a beleza e sensualidade que está dentro de cada uma de nós. A vida não para. Os sentimentos não param e podemos de alguma forma ver o lado bom de tudo que vem para a gente.

Todas as mulheres se desnudaram por inteiro, foi um ritual completo de arrancar tudo para descobrir sentimentos, sensações e acima de tudo que seria de muita diversão.

Todas, inclusive eu, arrancamos a roupa e a casca que nos escondia do mundo e de nós mesmas. Ninguém apareceu totalmente nua nas fotos, algumas mais e outras menos ousadas com uma produção poética e suave feita por mim e fotografada por Hebe Rezende que na época estava com oito meses de gravidez e olha só que benção e sensibilidade. O ritual perfeito para nascer um trabalho feito com amor e informação para mulheres de luz!

Começamos as fotos em setembro de 2017 e em novembro/17 elas estavam prontas.

Em abril de 2018 o calendário estava sendo rodado na gráfica e em maio estava pronto e comecei o trabalho de divulgação.


AS GAROTAS DO CALENDÁRIO NA MÍDIA - FASE I

Contratei uma assessoria de imprensa e algumas coisas foram feitas com muito carinho e determinação, inclusive uma participação minha na Rede Bandeirantes no programa Super Poderosas onde falei do nosso projeto junto com um médico especialista no assunto que passou adiante boas informações.


Nosso calendário começou a sair da forma para entrar na vida de muitas mulheres.

Este foi o primeiro passo, depois vieram alguns artigos nos jornais, revistas e sites de notícias dos quais aparecemos no Google. Também divulgação nas midias sociais como: Whatsapp, Instagram, Facebook, e a distribuição de Calendários para pessoas ligadas a vários tipos de instituições e profissões, ajudando-nos assim na divulgação. E claro para amigos e parentes.

Uma das garotas do Calendário nos presenteou com sua participação, pois gentilmente abriu um espaço em sua agenda( uma vez que é pessoa publica) para se juntar a nós neste trabalho lindo. A modelo Nubia Oliiver, tão conhecida por ser a modelo que mais posou nua em revistas no Brasil e sempre presente na mídia. Isso também nos deu muita visibilidade e sempre que possivel Nubia representava o nosso Projeto.

Amigas de alguns anos, ela também acreditou nesta proposta para mostrar a mulher e todos os seus segredos. Nubia também passou por alguns dos sintomas da menopausa, mas também teve depressão e vamos contar em outra ocasião, como foi este processo para ela.



AS GAROTAS DO CALENDÁRIO NA MÍDIA – FASE II

A minha ideia inicial sobre este Calendário era fazer uma quantidade, vender e doar para uma instituição revertendo com isso o dinheiro para as necessidades primárias desta mesma instituição.

Seria algo de fundo filantrópico e eu me senti feliz de poder fazer isso, afinal eu banquei todos os custos deste calendário, desde o inicio até o fim. Custeei todo o projeto, pois este era o intuito, a realização total: conseguir as garotas, contratar fotógrafos, material de produção, maquiagem, cabelo, unhas: mãos e pés , pessoal qualificado para gráfica e artes necessárias e a rodagem de mil calendários que foram feitos. Muitos detalhes.

Como falei, a idéia era doar tudo para uma instituição, ajudar na área da saúde talvez, uma vez que falávamos sobre menopausa, mas a burocracia e a falta de interesse falaram mais alto e a coisa não saia do lugar.

Um dia, uma das garotas - a Adriana, me disse que estava começando uma peça de teatro com o nome de Menopausa, o Musical, da Broadway e que seria legal assistirmos. E lá fomos nós para o Teatro Gazeta.



Assistimos a peça que tinha tudo a ver com o nosso projeto. Era a parte falada de todos os sintomas físicos e emocionais da menopausa, mas com tons de comédia e emoção – exatamente o que fizemos e a intenção do projeto. Então, entrei em contato com a produtora da peça - a querida Maximiliana Reis, que por sinal também estava atuando na peça Os Monólogos da Vagina.



Este espetáculo (Menopausa, o Musical) estreou em Orlando nos EUA em 2001 passando depois para o circuito Off-Broadway onde completou uma temporada com 1.500 apresentações e desde então percorreu mais de 450 cidades nos Estados Unidos, ficando 12 anos só em Las Vegas e ganhando alguns prêmios.

Com Maximiliana fechamos uma parceria maravilhosa onde nossos Calendários seriam distribuídos para todas as mulheres que fossem assistir e prestigiar o espetáculo Menopausa, o Musical e também o público da peça Os Monólogos da Vagina com direção de Miguel Falabella e já em cartaz há anos.



E assim foi feito. Doei cerca de 850 calendários que foram distribuídos na entrada da peça e assim fizemos nossa contribuição visual e emocional sobre o tema. Enfim, encontrei a solução perfeita para que nosso trabalho fosse visto, divulgado e valorizado com carinho.


Não nos fizemos presentes na área da saúde, mas marcamos presença e contribuímos para as Artes onde tantas e tantas mulheres que buscavam diversão e conhecimento, foram presenteadas com sensibilidade e com este trabalho feito com amor pra mulheres maravilhosas que pertencem ao Universo e o tornam cada vez melhor!

Missão cumprida..., mas continua...


_________________________________________________________________________________________

Laila Merola é publicitária, terapeuta emocional e escritora, sendo autora do Projeto Garotas do Calendário, do e-book Menopausa - Um Guia Prático e da série de livros infantis - Crescendo e Feliz.

Comentários


Obrigada por assinar!

www.lailamerola.com

11 99614-9290 (WhatsApp)  - São Paulo | Brasil

© 2024 by Laila Merola.

Site criado por Ricardo Barbosa.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Visitantes

bottom of page