top of page

Tunísia - Uma Experiência Fantástica

Atualizado: 29 de mai. de 2020



Quando fui convidada para conhecer a Tunísia, confesso que não me interessei.

Pensei: onde fica isso? Aí descobri que era no norte da África e comecei a mudar minha idéia, pois sempre desejei conhecer este continente e seus mistérios. Lembrando sempre que seja lá para onde você for, vá da maneira como gosta ou como te convém, seja sozinha, com uma pessoa amiga ou com um grupo de pessoas, curta a viagem com intensidade e aprenda a lidar com as diferenças neste momento, afinal nada é para sempre! A Tunísia é um país basicamente pobre, mas o povo é hospitaleiro e gentil. Eu fui para lá em uma das primeiras viagens turísticas que começaram a fazer para este exótico país. Sei que existiam paradas de navios por lá e as pessoas circulavam pela capital... Tunís, mas excursionar por toda a região ainda era uma novidade e posso dizer que foi uma experiência fantástica.



Os aromas dos temperos nos mercados, a maneira como se vestem e se comportam, a religião, as crenças, o olhar triste das pessoas, mas sempre com um sorriso nos lábios. É uma terra rude com seu povo, com muito pouca coisa moderna e uma diferença social grande, contrastando entre a rede hoteleira que fiquei e o povo que circulava do lado de fora.



Andei pelo Deserto do Saara de dromedário e vi povos Beduínos surgindo do meio de nuvens de  areia e me senti dentro de um  filme. Emocionante é a palavra certa!

Conheci regiões onde foram rodados filmes como Star Wars, sendo possível ver as naves e construções depois de 17 anos de seu inicio .E também do filme Indiana Jones, bárbaro de se ver!

Dormi no meio do deserto e pude escutar o som do vento forte sacudindo minha tenda e grãos de areia batendo em minha pele.



Tudo nesta viagem foi muito sensorial, inclusive o cortejo dos homens que são capazes de pedir qualquer mulher em casamento só para sairem de suas cidades e ganhar o mundo.

Pessoas que vivem no meio do deserto, dentro de cavernas e montanhas e ainda andam em trens dos anos 30 - tudo tão diferente e mágico. Tudo muito rico para mim que sou de outra civilização.

Nunca em minhas viagens vi tantas diferenças e ao mesmo tempo tanto mistério em seus costumes, em seus desertos áridos, os povos nômades, os animais exóticos, um povo carente de atenção em todos os sentidos e muita beleza e antiguidade em seus monumentos com influências romanas de mais de dois mil anos.



E só posso dizer que indico esta viagem para qualquer pessoa, pois será um grande crescimento interior e oportunidade de grandes descobertas. Vi e vivi coisas e momentos incríveis e sendo bem honesta, eu voltaria outra vez e faria tudo de novo. E com certeza teria as mesmas sensações, porque acredito que perceber o que não vivemos nos ajuda a perceber o que temos e o que somos, nos permite fazer uma análise do que a vida nos permite. São nas diferenças que descobrimos o sentido de tudo o que podemos tocar e usufruir.


Sou grata por cada momento de aprendizado que tiro de minhas viagens e estas descobertas deixam-me um pouquinho melhor, tentando ser melhor e aceitar o que sou, aceitar as minhas limitações e agradecer o que me é permitido.

Cada qual no seu espaço tentando crescer e evoluir. Temos muito caminho ainda pela frente... o Universo é muito grande e talvez infinito. Boa viagem!


 

Laila Merola é publicitária e escritora, sendo autora do Projeto Garotas do Calendário, do e-book Menopausa - Um Guia Prático e da série de livros infantis - Crescendo e Feliz.

Comments


Obrigada por assinar!

www.lailamerola.com

11 99614-9290 (WhatsApp)  - São Paulo | Brasil

© 2024 by Laila Merola.

Site criado por Ricardo Barbosa.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Visitantes

bottom of page