top of page

Zé Guilherme - Cantor e compositor



Com mais de 20 anos de carreira e quatro discos lançados, o cantor e compositor Zé Guilherme é cearense de Juazeiro do Norte, radicado em São Paulo desde 1982. Cresceu ouvindo Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Suas influências passam também pelos de cantadores, repentistas, violeiros e por manifestações como maracatu, frevo e boi-bumbá, tudo em harmonia com a música pop contemporânea.

Seu primeiro CD, Recipiente (Lua Discos), foi lançado em 2000, com produção musical e arranjos de Swami Jr, apresentado em unidades do SESC (Pompeia - Prata da Casa, Ipiranga, São Carlos e Consolação), CCSP e em vários outros espaços da cidade. Sua interpretação para “Mosquito Elétrico”, de Carlos Careqa, foi incluída na coletânea Brazil Lounge: New Electro-ambient Rhythms from Brazil, da gravadora portuguesa Música Alternativa, em 2002. O segundo disco, Tempo ao Tempo (Lua Music), veio em 2006, com produção musical e arranjos de Serginho R.. Zé Guilherme assina direção artística, concepção e coprodução, esta em parceria com Marcelo Quintanilha.

Em 2015, o artista entrou em cena com um tributo ao centenário de nascimento do ‘Cantor das Multidões’, um primoroso trabalho de resgate e releitura de sua obra: Abre a Janela – Zé Guilherme Canta Orlando Silva, que tem arranjos e produção de Cezinha Oliveira, ao lado de Zé Guilherme na direção artística e concepção. Alumia lançado em 2018, revela sua faceta de compositor em um repertório predominantemente autoral, e também marca os 20 anos do primeiro show que apresentou em São Paulo (Clandestino). O CD foi concebido e dirigido pelo artista e, assim como no anterior, Cezinha aparece como produtor e arranjador. O lançamento do álbum foi antecipado pelo single da canção-título (letra e melodia de Zé Guilherme), que ganhou também, em 2020, a versão Alumia – Remix, rearranjada por Waldo Squash (Uaná System) com sotaque paraense do carimbó eletrônico, temperado com a guitarra de Flakes e a base eletrônica de Squash.


O intérprete também fez participação especial no CD Cezinha Olviera (homônimo, 2003), cantando na faixa “Seca”; no disco São Paulo e a Lua - 450 Anos (Lua Discos, 2004), na faixa “Tema de São Paulo / Amanhecendo”; e no álbum Com os Dentes - Poesias Musicadas (2007), de Reynaldo Bessa, gravado ao vivo.

No início da carreira, em São Paulo, Zé Guilherme cantou no circuito de casas noturnas em shows ao lado de amigos e parceiros musicais. Em 1998, estreou o show Clandestino com direção musical de Swami Jr. e direção geral do ator Luiz Furlanetto, e, na sequência, apresentou Zé Guilherme e Convidados com a participação de Carlos Careqa, Maurício Pereira, Vânia Abreu, Marcelo Quintanilha, Péri e outros. Em 2004, estreou o espetáculo Canto Geral, formado por canções de seu CD de estreia e inéditas de autores da cena contemporânea. Zé Guilherme apresentou-se nos projetos Arte nas Ruas, Clima do Som (Parque da Aclimação), MPB nas Bibliotecas, Quinta Mariana (SESC Vila Mariana), Quatro Vozes (SESC Consolação), Música no Bar (SESC Belenzinho), Sarau Público e Música no Museu (Museu da Casa Brasileira), além de cantar em locais como Espaço Mauro Discos, Supremo Musical, Vilaggio Café e Funarte, entre outros.

Em junho de 2020, Zé Guilherme iniciou o projeto EntreMeios pelo Instagram, que contempla artistas e profissionais de várias áreas com a finalidade de discutir temas de interesses diversos. O bate-papo já recebeu Ton Moreira, Tiaguinho Santo, Ana Luiza, Monika Jordão, Davi Aquino, Cezinha Oliveira, Mario Tommaso, Marcelo Quintanilha, Serginho Rezende, Lili Molina, Luciana Grillo, Flakes e Leliane Moreira. No mês de outubro, Zé Guilherme receberá novos convidados, cuja programação será divulgada oportunamente.


DISCOGRAFIA

· Recipiente, Lua Discos, 2000. Produção: Swami Jr.

· Brazil Lounge - New Electro-ambient Rhythms from Brazil, coletânea lançada pela Gravadora Música Alternativa de Portugal, 2000. Faixa: Mosquito Elétrico

· Tempo ao Tempo, Lua Music, 2006. Produção: Serginho R.

· Abre a Janela – Zé Guilherme canta Orlando Silva, independente, 2015. Produção: Cezinha Oliveira. Distribuição: Tratore.

· Alumia – Single, independente, 2018. Produção: Cezinha Oliveira. Distribuição digital: Tratore.

· Alumia independente, 2018. Produção: Cezinha Oliveira. Distribuição: Tratore.

· Alumia Remix – Single, independente, 2020. Produção Musical: Waldo Squash (Uaná System). Distribuição: Tratore.

PARTICIPAÇÕES DISCOGRÁFICAS

· Cezinha Oliveira, independente, 2003. Faixa Seca

· São Paulo e a Lua - 450 Anos, Lua Discos, 2004. Faixa Tema de São Paulo / Amanhecendo.

· Com os Dentes - Poesias Musicadas, de Reynaldo Bessa, independente, 2007.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Verbena Comunicação - eliane@verbena.com.br. Tel: 55 11 99373-0181

CONTATOS

+55 11 95795 6232

SITE | REDES SOCIAI

Facebook: @oficialzeguilherme

Twitter: @zeguilhermeofic

Instagram: @zeguilhermeoficial

Soundcloud.com/zeguilhermeoficial

YouTube: Zé Guilherme Oficial


_________________________________________________________________________________________

Laila Merola é publicitária, terapeuta emocional e escritora, sendo autora do Projeto Garotas do Calendário, do e-book Menopausa - Um Guia Prático e da série de livros infantis - Crescendo e Feliz.

Comentários


Obrigada por assinar!

www.lailamerola.com

11 99614-9290 (WhatsApp)  - São Paulo | Brasil

© 2024 by Laila Merola.

Site criado por Ricardo Barbosa.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Visitantes

bottom of page